Pesquisa

Rejeição a Dilma sobe 18 pontos e brasileiros dão a ela nota 3,7

Datafolha: 62% dos brasileiros rejeitam o governo petista

acessibilidade:

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18) mostra que 62% dos brasileiros reprovam a gestão da presidente Dilma Rousseff, considerando-a ruim ou péssima. Em relação a pesquisa semelhante realizada em fevereiro, a rejeição ao governo Dilma cresceu 18 pontos pecentuais. Somente o ex-presidente Fernando Collor, às vésperas do impeachment, registrou rejeição tão acentuada (68&).

A aprovação do governo Dilma é modesta, apenas 13%, que o consideram ótimo ou bom, uma queda de de dez pontos em relação à pesquisa anterior.

O instituto Datafolha entrevistou 2.842 eleitores após as manifestações contra Dilma no domingo, mostrando a deterioração da avaliação de Dilma em todos os segmentos sociais e em todos as regiões do país.

As taxas mais altas de rejeição da presidente estão nas regiões Centro-oeste (75%) e Sudeste (66%), nos municípios com mais de 200 mil habitantes (66%), entre os eleitores com escolaridade média (66%) e no grupo dos que têm renda mensal familiar de 2 a 5 salários mínimos (66%). A maior taxa de aprovação está na região Norte, com 21%. No Nordeste, 16% dos seus habitantes aprovam o governo de Dilma.

A presidente obteve nota 3,7, a pior desde a chegada de Dilma à Presidência, em 2011. Em fevereiro a nota média era 4,8. No primeiro mandato, a pior média foi 5,6, em junho e julho de 2014.

A pesquisa também mostra que somente 9% consideram ótimo ou bom o desempenho do Congresso. Para 50% a atuação dos deputados e senadores é ruim ou péssima.

Reportar Erro