Reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia será o presidente da CAPES

acessibilidade:

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, anunciou durante a cerimônia de transmissão de cargo, ocorrida nesta quarta-feira, 2, em Brasília, que o reitor e professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, será o novo presidente da CAPES. A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Ricardo Vélez Rodríguez e Anderson Ribeiro Correia na cerimônia de transmissão de cargo
Ricardo Vélez Rodríguez e Anderson Ribeiro Correia na cerimônia de transmissão de cargo. (Foto: Luis Fortes – MEC)

Engenheiro civil, formado pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA e doutor em Engenharia de Transportes pela University of Calgary, no Canadá, Anderson Correia é pesquisador do CNPq e assessor da CAPES, FAPESP E CNPq.

Editor associado da Revista Transportes e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais, o futuro presidente da CAPES ainda compõe o comitê do Transportation Research Board, dos Estados Unidos, o Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) e o Conselho de Administração da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA).

À frente da CAPES, Anderson Correia presidirá a fundação vinculada ao MEC responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, por meio de concessão de bolsas e fomentos, de avaliação e acesso e divulgação da produção científica. A instituição investe na formação de recursos humanos de alto nível no País e no exterior, atua na formação de professores da educação básica e promove cooperação científica internacional.

Histórico Profissional
Anderson Correia foi gerente de Operações na McLane Logistics do Brasil e superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo e consultor em logística e transportes para a Petrobrás, Embraer, BNDES, OACI, TCU e BAA.

Também ministrou aulas em cursos especializados para o CENIPA, TCU, Infraero, Embraer, Secretaria de Aviação Civil e ANAC. Anderson Correia tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente em aeroportos, transporte aéreo e logística. Em 2017, recebeu a Medalha Mérito Santos Dumont, da Força Aérea Brasileira.

Novo ministro
Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez ressaltou que sua gestão, além de priorizar a educação básica, estará focada em outros setores educacionais essenciais para o desenvolvimento do Brasil, como o ensino profissional tecnológico, as pesquisas científicas e de extensão e a inovação tecnológica nas escolas e universidades, bem como no aperfeiçoamento de programas que incentivem o empreendedorismo para a inserção no mercado de trabalho.

 

Foto: Reprodução / ITA

Fonte: CCS/CAPES

 

Notícia publicada originalmente em www.brasilcti.com.br/educacao/reitor-do-ita-anderson-ribeiro-correia-sera-o-presidente-da-capes/

Reportar Erro