Formalização de empresas

Redesimples vai acelerar abertura de empresas no Rio de Janeiro

Sistema foi acertado entre o presidente do Sebrae e prefeito do Rio

acessibilidade:

 A cidade Rio de Janeiro está perto de implementar a chamada "Redesimples", o que irá reduzir o tempo de abertura de empresas no município, em parceria com o Sebrae. O início da operação foi acertada nesta terça (9) em uma reunião  no Palácio da Cidade, no bairro do Botafogo, que contou com a participação do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e do governador Luís Fernando Pezão.

De acordo com Afif, em 30 dias os primeiros resultados para a implantação da Redesimples já serão conhecidos. "Se queremos gerar empregos, temos que gerar empresas e, para isso, temos que reduzir a burocracia", destacou. "É necessário vontade política para implementar a simplificação, porque toda ação de desburocratização causa uma reação", acrescentou.

Afif lembrou que o processo de simplificação de abertura de empresas começou a funcionar na segunda-feira (8) em São Paulo e que a proximidade do Rio implantar a Redesimples vai melhorar a  posição do Brasil no ranking do Banco Mundial. "O índice se baseia no desempenho do Rio e São Paulo. Ou seja, a simplificação nestas duas cidades vai contribuir para a competição do país, além de servir de exemplo para outros municípios seguirem o modelo”.

O presidente do Sebrae disse que o Rio já está avançado em processos de simplificação, mas ainda faltam gargalos a serem resolvidos. Ele ressaltou a importância de todas as esferas de governo – municipal , estadual e federal – estejam integradas para integrar os sistemas para implementar a Redesimples. O Sebrae, de acordo com Afif, vai ajudar na implantação da simplificação, assim como ocorreu em outras cidades, como Brasília e São Paulo.

O prefeito do Rio também destacou que a redução da burocracia na abertura de empresas vai contribuir para a retomada na geração de empregos. O governador Pezão igualmente destacou a Redesimples como fator de desenvolvimento e geração de empregos. Segundo ele, o governo estadual vai contribuir em áreas como o licenciamento ambiental e do Corpo de Bombeiros.

A Redesimples tem como objetivo facilitar e agilizar o processo de formalização de empresas, ao promover a integração entre Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda, órgãos de licenciamento, prefeituras e demais entidades envolvidas na formalização de empresas. O objetivo é estabelecer uma entrada única de dados cadastrais e documentos, extinguir a duplicidade de exigências feitas aos empresários/cidadãos e classificar as atividades empresariais de baixo risco, que poderão ser legalizadas sem necessidade de vistoria prévia por parte dos órgãos de licenciamento.
 

Reportar Erro