Em duas frentes

Rede e PDT vão pedir afastamento e cassação de Romero Jucá

Ministro foi flagrado em áudio articulando forma de barrar a Lava Jato

acessibilidade:

Dois partidos de oposição ao governo do presidente Michel Temer anunciaram as atitudes que vão tomar com relação ao ministro do Planejamento, Romero Jucá, flagrado em áudio articulando para barrar a Lava Jato.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que seu partido entrará com representação junto à Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo, "no mínimo", o afastamento ministro do cargo.

O PDT, da base aliada da presidente afastada, Dilma Rousseff, decidiu representar contra o ministro no Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro parlamentar, pois as gravações são de março, quando Jucá ainda exercia o mandato de senador por Roraima.

Meta fiscal

Jucá afirmou nesta segunda-feira que está mantida a sua ida, ao lado de Michel Temer, ao Congresso Nacional para entregar a nova meta fiscal ao presidente da Casa, Renan Calheiros. "Levaremos proposta ao Renan às 16h e há a previsão de votação amanhã (terça-feira)", frisou.

O dirigente do Planejamento, que é alvo de investigação da Operação Lava Jato, afirmou que seu foco "é a economia" e não a Lava Jato. Jucá ressaltou ainda que está trabalhando, ao lado de Henrique Meirelles (ministro da Fazenda) e Temer, para a recuperação da economia.

Questionado sobre o vazamento de sua conversa com o ex-senador Sérgio Machado, Jucá afirma que quando fala sobre "estancar a sangria" estava se referindo à economia e que o País estava parado. "Para retomar o rumo é preciso de base parlamentar sólida, medidas econômicas e sociais", disse.

Reportar Erro