Swissleaks

Randolfe apresenta voto em separado para prorrogar CPI do HSBC

Relator, Ricardo Ferraço mantém investigação com PF, Receita e MP

acessibilidade:

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou voto em separado para dar continuidade às investigações da CPI do HSBC, após o recebimento dos dados de contas de brasileiros suspeitos de sonegar impostos. A reunião de hoje da CPI do HSBC, que iria apreciar o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), foi adiada devido à realização da sessão do Congresso.

No relatório, Ferraço exige celeridade nas investigações conduzidas por órgãos de fiscalização e controle – Polícia Federal, Receita e Ministério Público – sobre suposta evasão de divisas, mas explica que a Secretaria de Tecnologia e Informação do Senado (Prodasen) não dispõe de recursos para análise criteriosa dos arquivos criptografados enviados pela justiça francesa à CPI, dificultando o indiciamento de suspeitos.

No voto separado, Randolfe quer a continuidade dos trabalhos para aprofundar as investigações. “Não podemos parar, de jeito nenhum. O mais difícil foi conquistado, que são os dados oficiais de brasileiros com contas no exterior que podem ter sonegado impostos, ocultado patrimônio de crimes como os de corrupção e outros tantos mais. Agora, justo no momento em que o CADE avalia a compra do HSBC pelo Bradesco, a CPI quer encerrar os trabalhos sem investigar?! Tudo soa muito estranho e não vamos compactuar com essa medida.” disse.

A nova reunião da CPI está marcada para esta quarta (25), às 08:30.

Reportar Erro