Fala Amorim

Quem poderá me defender

Ministro terá que explicar episódio dos cães farejadores no avião da FAB

acessibilidade:

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) apresentou requerimento convidando o ministro da Defesa, Celso Amorim, a prestar esclarecimentos acerca da revista feita por autoridades bolivianas no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que traria o ministro de volta ao Brasil.

O escândalo foi revelado pelo Diário do Poder e o senador se espantou com o fato de utilizarem cães farejadores em busca do senador, Roger Pinto, de oposição ao presidente da Bolívia, Evo Morales. Roger está asilado na embaixada brasileira em La Paz há mais de um ano.

O tucano estranhou o fato de não haver nenhum pronunciamento oficial da Defesa com relação ao episódio e resolveu submeter o requerimento à Comissão de Relações Exteriores do Senado. Ele lembra que a FAB doou dois helicópteros à Bolívia para auxiliar no combate ao narcotráfico e que o próprio Evo foi vitima de constrangimento semelhante recentemente, quando foi obrigado a pousar na Áustria para que sua aeronave fosse vistoriada em busca do delator do esquema de espionagem americano, Edward Snowden.

Reportar Erro