Espírito Santo

Queda de pedra desaloja mais de 400 pessoas no ES

Mais de 400 pessoas ficaram desalojadas após pedra rolar de morro

acessibilidade:

Mais de 400 pessoas estão desalojadas desde que uma enorme pedra caiu do alto do Morro da Boa Vista, no final da tarde desta sexta-feira, dia 1º, no bairro São Torquato, em Vila Velha, região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Por enquanto, não há notícias de mortos, mas a Prefeitura de Vila Velha e o Corpo de Bombeiros não descartam a possibilidade de haver vítimas em meio aos escombros.

O incidente aconteceu por volta das 18h40. Moradores relataram à reportagem que a sensação era semelhante a um terremoto. O clima no bairro é de medo e insegurança, pois outras pedras menores podem cair do alto do morro, segundo os bombeiros que estiveram analisando hoje o local. Ao todo, 414 pessoas estão desalojadas. Algumas famílias foram para casas de parentes ou amigos e 22 pessoas estão abrigadas na unidade de Ensino Fundamental Juiz Jairo de Mattos Pereira, no próprio bairro.

A dona de casa, Nanci Ribeiro, de 44 anos, contou que o barulho foi muito alto quando a pedra começou a rolar e saiu correndo com a filha. “Só deu tempo de tirar a minha filha de dentro do quarto e correr para a rua. Não peguei nenhum documento, nada. As pessoas gritavam dizendo que estava desabando tudo, eu só pensei em correr. O barulho era muito alto. Vi pessoas pulando de janelas e de lugares muito alto. Parecia um filme de terror", revelou a dona de casa, que seguiu para a casa do irmão, em Vitória.

Drone. A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou que cinco pessoas precisaram ser atendidas pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outras dez, com ferimentos leves, acabaram socorridas por populares. Segundo o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), a pedra gigante que rolou do morro está escorada em outra menor, mas em local muito crítico, com muitas casas em volta. Por causa do risco, a prefeitura determinou o isolamento de uma área de 80 metros ao redor da pedra.

“Ainda não sabemos o que realmente aconteceu para que essa pedra caísse lá de cima. Estamos concentrados em evitar que ela continue descendo. Sobrevoamos a área e um drone está sendo usado para ajudar a planejar o que vamos fazer. Está prevista uma chuva durante à tarde, se isso acontecer, a situação pode se complicar, mas esperamos que não”, afirmou o prefeito.

Cães da Defesa Civil fizeram ontem e hoje uma varredura no local em busca de possíveis soterrados. As buscas continuam no decorrer da tarde.

Reportar Erro