No dia da vitória

Putin visita a Crimeia no dia da vitória contra o nazismo

No aniversário da vitória sobre alemães na 2ª Guerra Putin vai à Crimeia

acessibilidade:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, escolheu o Dia da Vitória, que marca a vitória sobre os nazistas para visitar a recém-anexada Crimeia. Nos últimos anos, Putin utilizou o Dia da Vitória para marcar as conquistas recentes e confirmar o nacionalismo e a re-ascensão da Rússia como potência.

Putin chegou de helicóptero e afirmou que a anexação da Crimeia restabeleceu a “verdade histórica”. “O ano de 2014 ficará na história como o dia em que o povo que vive aqui decidiu com firmeza estar com a Rússia, confirmando a fidelidade à verdade histórica e à memória dos nossos pais”, disse em discurso.

Pouco tempo antes, ainda parte das celebrações do Dia da Vitória, o presidente prestigiou uma parada militar na Praça Vermelha, em Moscou com a participação de 11 mil militares.

Para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a Crimeia continua sendo um território da Ucrânia. De acordo com o secretário-geral da organização, Anders Rasmussen, a Otan “considera a visita de Putin à Crimeia inoportuna”.

Reportar Erro