Após prisões

PT jovem classifica o julgamento do mensalão como "tosco" e "aleijado"

O grupo chama Dirceu, Genoino e Delúbio de "comandantes" e sentem orgulho deles

acessibilidade:

O secretário nacional do PT jovem, Jefferson Lima, divulgou nesta quinta-feira (21) uma carta onde classificou o julgamento do mensalão de ?tosco? e ?aleijado?. Segundo o grupo, o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) foi ?claramente baseado em casuísmos cujo único objetivo era levar à condenação dos julgados?. ?Todos eram culpados antes mesmo de serem acusados formalmente?, acusou. ?Encontramos erros no fatiar do cumprimento das penas, no não desmembramento do processo para a primeira instância, o que viola o direito ao duplo grau de jurisdição. Assim se deu a prisão de inocentes?, justificou.

Para o PT jovem, o Brasil voltou ao regime de exceção e já tem seus primeiros presos políticos: os mensaleiros. ?25 anos depois de promulgada a Constituição cidadã, quando pensávamos que havíamos colocado um fim nas trevas da ditadura política e no regime de exceção, nos vemos diante da prisão política de brasileiros?, escreveu. Além disso, os jovens petistas acham que o julgamento do mensalão foi uma ?revanche da elite brasileira para se vingar daqueles que ousaram conquistar o controle político do pais?. ?São vítimas de interesses dos poderosos que tentam retomar o controle do país, mas não o conseguem?, defendem. ?Nesta atrocidade vemos o projeto do judiciário em curso: excluir e voltar ao Brasil de poucos?, acusam.

A juventude petista repudia as prisões, chamada por eles de ?ilegais?, e reclama também do mandato de prisão expedido no dia 15 de novembro. ?Manifestamos, de igual maneira, nosso incontestável orgulho da trajetória de lutas, sempre na esquerda, dos comandantes Zé Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares?, conclui.

Reportar Erro