Bolsa Família

PT chama Projeto de Lei de Aécio de ‘oportunismo tucano’

PT se irrita com projeto de Aécio que altera o Bolsa Família

acessibilidade:

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, chamou o projeto de lei do pré-candidato tucano a Presidência da República, Aécio Neves, de “oportunista”. Ele conseguiu aprovar, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), uma proposta de sua autoria que propõe mudanças no Bolsa Família e tem recebido ataques de petistas por isso. ?Nossa preocupação é que pessoas que podem estar recebendo bem a mais que o valor de meio salário mínimo continuem se beneficiando do programa, e isso desgaste o crédito que ele tem?, afirmou Humberto. ?Queremos preservar a credibilidade do programa?, garantiu.

Pelo projeto, mesmo havendo mudança nas condições financeiras dos beneficiários, eles podem continuar recebendo a bolsa por, no mínimo, mais seis meses. O fato mexeu com os petistas, que acreditam que Aécio está usando um projeto considerado a vitrine do partido para roubar votos nas eleições deste ano. Mesmo assim, a matéria foi aprovada por 10 votos a 9 e, agora, segue para análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), em decisão terminativa.

Atualmente, as condições financeiras dos beneficiários do Bolsa Família são reavaliadas a cada dois anos para saber se a pessoa precisa, ou não, continuar recebendo o valor. Para receber a ajuda do governo, os membros da família devem receber apenas R$ 154 por pessoa. Com a proposta de Aécio, mesmo que esse limite seja ultrapassado, o beneficiário poderá continuar recebendo a bolsa por mais seis meses. Cerca de 50 milhões de brasileiros recebem o benefício. O orçamento do governo para o programa neste ano é de R$ 25 bilhões.

Reportar Erro