Eleições 2014

PSB e PSDB tentam costurar coligação em São Paulo

acessibilidade:

Eduardo Campos Marcello Casal Jr AbrO prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), esteve em São Paulo nesta quarta-feira (9), para se reunir com o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB). Governador e prefeito discutiram sobre um eventual apoio do PSB ao PSDB. Alckmin afirmou que o apoio a sua campanha de reeleição será recompensado com uma vaga em sua chapa. Na barganha, as opções são: vice de Alckmin ou o apoio do governador ao Senado.

A aliança de Geraldo Alckmin e Jonas Donizette não é nenhuma novidade. Em 2012, Donizette contou com o apoio do tucano para se eleger. A proximidade dos dois motivou Eduardo Campos (PSB) a escolher Donizette como interlocutor em São Paulo. Campos é pré-candidato a presidência pelo PSB, o apoio do partido a Alckmin renderia cerca de um minuto à propaganda eleitoral do governador paulista.

A coligação PSDB-PSB, em São Paulo, não é bem vista pela ex-senadora e provável vice de Campos, Marina Silva. Geraldo Alckmin, em conversa com Eduardo Campos, reafirmou a vontade de firmar uma aliança com o partido do governador pernambucano. Nem mesmo os elogios de Alckmin parecem amolecer Marina Silva. A senadora quer que o PSB tenha candidato próprio em São Paulo e invista em “caras novas”. O nome indicado por Marina é o de Walter Feldman. Feldman largou o PSDB para ajudar a senadora a fundar a Rede.

A pressão de Marina não foi bem recebida e causou desconforto nos dirigentes paulistas do PSB. Alckmin e Campos devem voltar a tratar do assunto entre o fim de janeiro e início de fevereiro, quando a candidatura presidencial do governador pernambucano estiver oficializada.

Reportar Erro