Prazo de três meses

Prorrogado o prazo para obrigatoriedade dos extintores ABC

O Brasil é um dos poucos países a exigir os extintores automobilísticos

acessibilidade:

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD) decidiu juntamente com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prorrogar por 90 dias a obrigatoriedade dos extintores de incêndio ABC.

Anteriormente o Denatran havia afirmado que seguiria a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e não ampliaria o prazo para troca do equipamento. A mudança de ideia ocorreu após uma reunião entre Kassab e a direção do Departamento, que tratou da dificuldade dos motoristas de encontrarem o extintor no mercado.

De acordo com o Denatran, a medida é para garantir maior segurança aos motoristas e passageiros, já que o modelo ABC tem maior eficiência para apagar incêndios nas partes sólidas do veículo, como no painel, tapetes, bancos, materiais plásticos, borracha, tecidos, madeira, líquidos inflamáveis, equipamentos elétricos energizados, como bateria ou alternador. Essa resolução é de 2009 e vale para carros com mais de dez anos.

O que os brasileiros esperam é que essa resolução do Contran não tome o mesmo rumo que aquela de 1998, sobre a obrigatoriedade do kit de primeiro socorros em automóveis de todo o país. Naquela época, O Conselho através da norma, estabeleceu mudança no artigo 112 do Código Brasileiro de Trânsito e tornou obrigatório o uso do kit. O argumento era a melhora no socorro às vítimas de acidentes. Em menos de um ano, a resolução 42 do Contran foi revogada.

Reportar Erro