Emoções em movimento

Projeto Narrativas em Movimento emociona público em Alagoas

Após Marechal e União, projeto seguirá para mais quatro cidades

acessibilidade:

Uma semana depois de emocionar na estreia em Marechal Deodoro, o projeto Narrativas em Movimento imprimiu sensações especiais à tradicional festa do 20 de Novembro, em União dos Palmares, no último domingo, Dia da Consciência Negra. Em meio às apresentações musicais, o espetáculo do projeto Narrativas em Movimento transformou a fachada da Casa do Poeta Jorge de Lima numa grande tela de 9 metros de altura e 34 metros de largura.

Uma plateia de cerca de mil pessoas assistiu à apresentação, construída coletivamente com moradores da cidade durante uma oficina realizada pelo projeto. O conteúdo audiovisual foi elaborado para expressar os principais aspectos da cultura da cidade, que sediou o Quilombo dos Palmares, considerado por estudiosos o mais duradouro e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas.

O projeto que utiliza a tecnologia para emocionar estreou no feriado de 15 de Novembro, no município que homenageia o proclamador da República, Marechal Deodoro. Ao som da banda de pífanos Esquenta Muié, a apresentação utilizou como tela a fachada da Igreja de Santa Maria Madalena. O Narrativas em Movimento, é um projeto do estúdio de criação Núcleo Zero, contemplado no programa Rumos Itaú Cultural.

Vale a pena assistir como foi a estreia em Marechal:

Tambores e poesia

Em União dos Palmares, assim como a poesia do palmarino Jorge de Lima, a Serra da Barriga e o líder Zumbi foram destaques nos vídeos, mas a apresentação também trouxe o olhar dos jovens artistas da cidade, como é o caso do grupo União DMCS, que cedeu uma composição inédita especialmente para a ocasião, e da poeta Rosimeire Bernardo da Silva, que cedeu seu texto “Serra da Barriga”, uma releitura do poema de mesmo título escrito por Jorge de Lima. 

Ao todo foram exibidas seis sequências criadas pelos artistas visuais e animadores Weber Salles Bagetti, Werner Salles Bagetti, Ulysses Lins e Daniel Antunes. E as narrativas também retrataram poeticamente o simbolismo dos orixás e a padroeira da cidade, Santa Maria Madalena.

Uma surpresa foi reservada para o final da apresentação. O grupo Maracatu Baque Alagoano iniciou seu show diante da casa Jorge de Lima, ainda iluminada pela projeção. A mistura dos tambores com o espetáculo de luz e imagens arrebatou o público, que reagiu com aplausos ao belo momento.

Programação segue

O projeto Narrativas em Movimento realiza uma itinerância por seis cidades do interior de Alagoas. Após Marechal Deodoro e União dos Palmares, a cidade de Piranhas receberá a caravana entre os dias 16 e 20 de dezembro. Entre 06 e 10 de janeiro será a vez de Penedo. Água Branca e Porto Calvo também estão na rota do projeto, com datas ainda não definidas.

O público pode acompanhar o projeto pelas páginas do Facebook Narrativas em Movimento e no site http://nucleozero.com.br

Reportar Erro