Programa seleciona professores para divulgar o português

acessibilidade:

Nesta segunda-feira, 19, a CAPES lançou a edição 2018 do Programa Leitorado. Parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Programa seleciona 17 professores para atuar em universidades estrangeiras com o objetivo de promover a língua portuguesa e a literatura brasileira. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro na página da CAPES. Confira o edital.

Segundo o MRE, o foco do programa é formar quadros qualificados no ensino de português e aprimorar a formação dos professores de português atuantes nas instituições estrangeiras. Atualmente, professores-leitores estão em atividade em países como Vietnã, Índia, França e Cabo Verde.

Estão previstas entre outras atividades: ministrar disciplinas, colaborar em projetos de divulgação da língua portuguesa e atuar em conjunto com a representação diplomática brasileira. A carga horária mínima do leitor é de 20 horas semanais.

Benefícios e requisitos

O Programa Leitorado concede bolsa em moeda local e passagens aéreas, custeados pelo MRE. As universidades anfitriãs concedem apoios extras, como ajudas de custo, alojamento ou material de trabalho.

Leitorado
Estudantes da Universidade Jawaharlal Nehru (Nova Délhi, Índia), participam de atividade do Programa Leitorado. (Foto: MRE)

Interessados precisam, entre outros requisitos, possuir nacionalidade brasileira e ao menos 18 anos, além de diploma de licenciatura em português – com experiência em ensino de português como língua estrangeira ou como língua de herança – e número de inscrição no ORCiD.

A depender da vaga, será exigido mestrado ou doutorado e certificado de proficiência em língua estrangeira. O processo seletivo tem cinco fases, e será conduzido pela CAPES e pelo MRE. A universidade estrangeira terá a decisão final.

Confira mais sobre os Leitorados.

 

Foto: Pixabay

Fonte: CCS/CAPES

Compartilhe:

The post Programa seleciona professores para divulgar o português appeared first on Brasil CT&I.

Site Fonte: Brasil CT&I
Link original: Programa seleciona professores para divulgar o português

Reportar Erro