Professor de Matemática vence Prêmio VEJA-SE em Educação

acessibilidade:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wougiXzAig0?feature=oembed]

Criado para valorizar iniciativas de cidadãos que transformaram a sociedade brasileira ao longo do ano, em seis diferentes áreas, o Prêmio VEJA-SE, na categoria Educação, foi ganho pelo professor de Matemática Adalberto Marques, de Pernambuco.

Em sua segunda edição, o VEJA-SE reconheceu triplamente a importância da matemática: além do premiado, a física Lilah Martins, do projeto “A menina que calculava”, de Brasília, foi finalista na categoria Educação; e o diretor do IMPA, Marcelo Viana, participou da comissão julgadora.

Marques foi premiado por ter apresentado uma nova expectativa de vida aos menores infratores do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Jaboatão dos Guararapes, vinculado à Escola Municipal Frei Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife. E o fez por meio da Educação, ao mudar o currículo e criar oficinas de robótica, capoeira, pintura, costuma e empreendedorismo. A medida fez com que a unidade se transformasse em referência, com média de frequência nas aulas de 84% – muito acima dos 53% das outras unidades.

Aos 54 anos, o professor, de origem humilde, filho de militar e dona de casa, como destaca perfil publicado pela Veja, Marques chegou ao Case em 2013 e, não tardou, reestruturou o ensino dos internos. Os alunos passaram a frequentar a escola pela manhã e, à tarde, as oficinas, acompanhadas por professores das disciplinas regulares, que estimulam a interatividade e a conexão entre os saberes: nas aulas de corte de costura, por exemplo, entra a História; nas de futebol, Matemática.

Finalista do VEJA-SE, Lilah toca um projeto que oferece monitorias gratuitas em disciplinas de Exatas, como Matemática e Física, para meninas de escolas públicas do Distrito Federal. Foi criado no primeiro semestre de 2017, com a adesão de 120 meninas por semana, em oito escolas diferentes. As inscrições para 2019 já estão abertas.

Os campeões do VEJA-SE nas seis categorias – cultura, políticas públicas, saúde, educação, inovação e diversidade – foram selecionados por voto popular, no site da revista; por um time de três editores da revista e pela decisão da comissão julgadora, composta por doze personalidades. Veja os demais premiados:

Cultura: Katiana Pena, de Fortaleza (CE), bailarina, criou o Instituto Katiana  Pena, onde mais de 500 jovens frequentam aulas de dança e reforço escolar.

Políticas Públicas: Roni Enara, de Maringá (PR), é fundadora do Observatório Social de Maringá, que fiscaliza editais e licitações suspeitos de fraudes em 135 cidades de 16 estados.

Saúde: José Carlos Gaspar, de Salvador (BA), obstetra, fundou o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, que oferece atendimento gratuito a grávidas.

Inovação: Juliana Maia, de Pernambuco, engenheira ambiental, criou Nova Brasil Ambiental, que dá destinação adequada ao composto de vidraça e plástico e hoje produz mais de 230 toneladas de lixo reciclado por mês.

Diversidade: Carolina Ignarra, fundadora da Talento, empresa especializada em recrutar pessoas com deficiência.

 

Foto: Reprodução / VEJA

Fonte: IMPA

 

Notícia publicada originalmente em www.brasilcti.com.br/educacao/professor-de-matematica-vence-premio-veja-se-em-educacao/

Reportar Erro