Mais Lidas

Infraestrutura

Problemas sistêmicos não se resolvem no curto prazo, diz Monteiro

Ministro reconheceu que precisa promover uma integração mais rápida a acordos internacionais

acessibilidade:

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, afirmou que o Brasil tem uma série de problemas sistêmicos que não podem ser resolvidos no curto prazo e que apesar de o câmbio representar, hoje, uma janela de oportunidade para os exportadores, não é este fator que dará competitividade sustentável de longo prazo para a economia do País.

"Precisamos estruturar uma agência de crédito especializada para exportação. O Brasil se ressente disso", afirmou, durante sua participação no Fóruns Estadão Exportação, realizado hoje na sede do Grupo Estado, na capital paulista.

O ministro reconheceu que o País tem deficiências de infraestrutura, precisa promover uma integração mais rápida a acordos internacionais, revisão da estrutura tarifária e articulação a cadeias globais de valor. "Portanto, nós temos muito o que fazer. O Brasil ainda tem um grau de introversão muito grande para os padrões internacionais", ponderou Monteiro. Segundo ele, o Brasil exporta 10% do PIB, o que é pouco para os padrões internacionais.

Vídeos Relacionados