Operação Lava Jato

Prisão de Delcídio vira pauta na imprensa internacional

Mídia fala sobre prisão e explica os reflexos na política brasileira

acessibilidade:

A imprensa internacional noticiou nesta quinta-feira (26) a prisão do líder do governo no Senado Delcídio do Amaral (PT) e do banqueiro do BTG Pactual André Esteves.

O jornal norte-americano The New York Times noticiou a prisão do senador como um obstáculo do Governo Federal no Congresso para aprovar o ajuste fiscal, além de aprofundar a crise política que a presidente Dilma Rousseff está enfrentando.

O site do jornal inglês Financial Times ressaltou que pela primeira vez no Brasil ocorreu a prisão de um banqueiro bilionário, algo inesperado, pois extrapola o âmbito das investigações a lobistas, políticos e ex-diretores da Petrobras. Afirmando que chega pela primeira vez ao “sofisticado mundo dos negócios na Avenida Faria Lima em São Paulo”.

O jornal espanhol El País explicou os motivos que justificam as prisões do banqueiro André Esteves “o 13 homem mais rico do Brasil” e do líder do governo no Senado Delcídio do Amaral, além de falar sobre a alta do dólar e da queda do Ibovespa.

O argentino Clarin publicou a manchete “As sombras de uma crise que não para de crescer” fala sobre a atuação no episódio dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Enfatizou que por se tratar da prisão de um parlamentar no exercício de seu mandato a prisão teve que ser referenciada no Supremo Tribunal Federal (STF) e aprovada no plenário do Senado Federal.

O site BBC de Londres noticiou a prisão do banqueiro André Esteves. E destaca que apesar da presidente Dilma Rousseff não estar diretamente implicada no escândalo da Lava Jato, ela já presidiu a Petrobras. Cita também a afirmação de Ruy Falcão, presidente do PT que se diz “perplexo com os fatos”.

Reportar Erro