CIÇO PULA DO BARCO

Principal afilhado de Renan em Alagoas vai trocar PMDB pelo PTN

Derrotado em Maceió e inelegível, Ciço abandona Renan em crise

acessibilidade:

Menos de seis meses após ser derrotado na disputa pela Prefeitura de Maceió, com apoios “de peso” do então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), o deputado federal Cícero Almeida, o Ciço (PMDB-AL), decidiu trocar mais uma vez de partido e ingressar no PTN. O ex-prefeito da capital alagoana deve ingressar em sua 9ª sigla partidária ao longo de sua carreira política de 17 anos, com a promessa do Planalto de indicar a Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Alagoas.

A decisão de Almeida de pular fora do PMDB dos Calheiros acontece justamente no momento em que o senador Renan e, consequentemente, seu filho governador passam por um momento crítico na avaliação perante o eleitorado e a opinião pública. Ainda mais quando apareceram, pai e filho, na lista de alvos de novos inquéritos abertos no início deste mês de abril pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

Clã Calheiros apostaram em Ciço em 2016 (Foto: Davi Soares)Mas a nova pulada de galho partidário de Ciço, já comunicada ao seu padrinho Renan Calheiros, surpreende porque contraria a previsão feita pelo seu algoz da última eleição. No debate do 2ª turno, o prefeito reeleito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), "profetizou" que nem telefonema de Ciço o senador do PMDB atenderia, após sua derrota. Disse que o deputado estava sendo usado e seria “desprezado, cheio de processos nas costas, cheio de dívida”.

Mas foi Ciço quem desprezou Renan, em busca do tão sonhado comando estadual de um partido. E outro fator surpreendente desse fato é que tudo isso acontece, apesar de o deputado federal ter ficado inelegível no mês seguinte à sua derrota para o prefeito tucano em 2016. Em novembro, o Tribunal de Justiça de Alagoas condenou o peemedebista a ressarcir R$ 195 mil aos cofres públicos, por ter feito empréstimos ilegais avalizados e pagos com recursos da Assembleia Legislativa de Alagoas, descobertos pelas investigações da Operação Taturana, deflagrada em 2007.

MANTENDO APARÊNCIAS

De rosto colado, Renan Filho abonou filiação de Ciço (Foto: Marcos César)

Nos bastidores, Ciço quer manter as aparências de que não há um rompimento com Renan, nem com o Renan Filho, com quem protagonizou a singela cena dos rostos colados, durante o ato de filiação ao PMDB, em 18 de março de 2016. O deputado que deixará o PMDB sem um único representante na bancada alagoana da Câmara dos Deputados levou a presidente nacional do PTN, deputada federal paulista Renata Abreu para conversar com Renan, há cerca de duas semanas, já depois da abertura dos quatro novos inquéritos da Lava Jato contra o senador e dos dois primeiros contra seu filho governador.

Mas, na realidade, nem Ciço apresenta mais o potencial de votos desejado pelo padrinho; nem Renan tem condições de oferecer garantias de poder político como imaginava ter seu afilhado. E, sem voto nem poder, acabou a liga na aliança.

SETE TROCAS EM CINCO ANOS

De cobrador de ônibus, taxista a repórter de programa policialesco “mundo cão”, Cícero Almeida foi eleito vereador de Maceió, em 2000, pelo PSL, com 7,6 mil votos; venceu para deputado estadual, em 2002, pelo PDT, com 27,8 mil votos. Em 2004, elegeu-se para o primeiro mandato de prefeito de Maceió, ainda pelo PDT, com 143,8 mil votos; tendo sido reeleito com votação recorde de 319,8 mil votos, pelo PP, depois de ter passado pelo PTB. Antes de terminar o 2º mandato, passou pelo PEN, pelo PSD e pelo PRTB, só em 2012.

No PP, em 2010, Ciço apoiou Biu e Téo, rivais de RenanCiço responde a processo na Justiça Eleitoral por infidelidade partidária, por ter deixado, em 2015, o PRTB que o elegeu deputado federal em 2014, com a penúltima votação entre os eleitos, com 64,4 mil votos. Quando saiu do PRTB, ainda ingressou voltou ao PSD, antes de ser convidado a ingressar no PMDB, com a promessa de Renan de apoiá-lo para prefeito de Maceió. E foi derrotado no 2º turno por uma diferença de 20,5 pontos percentuais para Rui Palmeira.

Apesar do histórico de trocas de siglas partidárias, o deputado Ciço nunca teve o comando estadual de um partido em Alagoas. Porém, já em 2015, o deputado Ciço manteve o comand0 informal do PTN no Estado, apesar de mantê-lo sob as rédeas do cacique peemedebista Renan Calheiros.

Diário do Poder apurou que somente será dado a Cícero Almeida o poder de indicar o comando da superintendência da Funasa em Alagoas, quando for oficializada sua filiação ao PTN. A mudança fará o senador Benedito de Lira (PP) perder a indicação de Domício Silva, atual superintendente da Funasa. O senador conhecido como Biu é rival de Renan e presidia o PP, quando o então prefeito Ciço era filiado à sigla e apoiou a reeleição do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), outro adversário do ex-presidente do Senado.

O deputado não foi localizado pela reportagem para comentar a mudança, que está certa para ocorrer, mas ainda sem data e local definidos.

Reportar Erro