Doação de órgãos

Primeiro transplante de pulmão é realizado no Centro-Oeste

ICDF realiza primeiro transplante de pulmão do Centro-Oeste

acessibilidade:

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) realizou nesta semana o primeiro transplante de pulmão do Centro-Oeste. O paciente tem 67 anos e recupera-se bem na UTI do hospital. O procedimento durou aproximadamente sete horas, sem intercorrências.

O órgão veio de um doador de Goiânia-GO e foi transplantado pelos médicos Vivaldi Lobato e Jorge Fernando Moreira, que solicitaram uma equipe de quatro profissionais em um voo da FAB para participar da cirurgia de captação de pulmão e coração, transplantados em dois pacientes.

O paciente que recebeu o pulmão sofria com enfisema pulmonar grave e insuficiência respiratória crônica em uso de oxigênio suplementar desde o inicio do ano. Após três meses em fila de espera por um órgão compatível, foi submetido ao transplante pulmonar realizado com sucesso.

Atualmente, a fila de espera por um transplante de pulmão no DF possui três pacientes. Hoje o ICDF é única instituição credenciada para realizar este tipo de transplante na região, mas existem outros quatro estados com centros habilitados a realizar essa modalidade de transplante.

Reportar Erro