Itália

Primeiro ministro italiano, Renzi, debate reforma eleitoral

Primeiro ministro, Renzi, debate reforma com Berlusconi

acessibilidade:

Na semana que põe o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, à prova para aprovar todas as reformas que ele prometeu fazer no país, Renzi teve um encontro com Silvio Berlusconi – líder de um dos partidos de oposição ao governo, o Forza Italia (FI) – hoje (03). Entre os principais temas da reunião de duas horas estava a reforma eleitoral para a Itália.

Segundo o vice-secretário do Partido Democrático (PD) (o partido do primeiro-ministro), Lorenzo Guerini, “o encontro foi muito positivo e que confirmou aquilo que havia sido combinado no passado”. “Continuamos a ter um encontro aberto com todas as forças políticas e hoje tivemos um aprofundamento com o Forza Italia porque temos como objetivo realizar as reformas. Nosso acordo está mantido”, explicou Guerini. O governista ainda declarou que a intenção do PD “é proceder rapidamente para a aprovação da reforma constitucional em primeira leitura no Senado”.

A pressa em aprovar a nova lei eleitoral do país no Senado – antes de 18 de julho – se deve ao fato de, nesse dia, estar prevista a sentença de segundo grau contra Silvio Berlusconi no caso Ruby, no qual já foi condenado em primeira instância a sete anos de prisão por abuso de poder e prostituição de menores.

Apesar de não fazer parte da maioria no Senado, o ex-primeiro-ministro é um dos fiadores do acordo sobre o projeto e seus senadores são essenciais para alcançar o número de votos desejado pelo PD. Caso a sentença contra Berlusconi se confirme, a reação do Forza Italia seria imprevisível e poderia bloquear o trâmite da lei eleitoral no Parlamento. (ANSA)

Reportar Erro