Regime semiaberto

Mensaleiros pedem transferência de estado ao Supremo

Pelo o menos três mensaleiros já pediram pedido de liberdade provisória

acessibilidade:

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta sexta-feira (22) o pedido de transferência para outros estados de pelo menos três advogados dos réus do mensalão presos em Brasília. Entre os advogados que protocolaram as petições, estão o do ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, do ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas, e o ex-sócio de Marco Valério, Cristiano Paz.

O advogado de Dirceu pediu sua transferência para o regime semiaberto. Mas o ex-ministro da Casa Civil já foi encaminhado para uma prisão reservada a presos do regime semiaberto na Papuda na última segunda (18). A defesa de Jacinto Lamas protocolou pedido no STF para que ele possa trabalhar, cursar a faculdade de fisioterapia, além de ir visitar parentes. Já a defesa de Cristiano Paz voltou a pedir ao STF para que o cliente cumpra a pena no estado dele, Minas Gerais. O tribunal ainda não se manifestou sobre a reinvindicação, mas a Procuradoria-Geral da República apresentou parecer favorável à transferência.

O procedimento para as solicitações em relação ao cumprimento das penas defesa dos réus somente foi esclarecido nos últimos dias, segundo a defesa dos mesmos. Os pedidos devem ser remetidos ao presidente do STF e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, e não à Vara de Execuções.

Reportar Erro