Mais Lidas

"Vitimização"

Presidente do DEM critica atitude de Lula de recorrer à ONU contra juiz Moro

Lula decidiu recorrer à ONU contra Moro alegando violação de direitos

acessibilidade:

O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino (RN), classificou a atitude do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recorrer à Organização das Nações Unidas (ONU) contra o juiz Sérgio Moro como “vitimologia” que só ressaltará as acusações das quais o petista tenta se esconder. “Vitimologia funciona quando não há evidências ou provas. Esta iniciativa só vai dar relevo internacional aos fatos dos quais Lula tenta se esconder”, frisou o parlamentar.

Nesta quinta-feira (28), a defesa de Lula decidiu recorrer à Comissão de Direitos Humanos da ONU contra Moro sob a acusação de violação de direitos. A petição apresentada questiona a “privação de liberdade” representada pela ordem de condução coercitiva na 24ª fase da Lava Jato, em março.

A defesa do ex-presidente reclama ainda do “vazamento de materiais confidenciais” com a divulgação de conversas telefônicas de Lula e de provas apreendidas, também em março. Os advogados sustentam que o Brasil assinou um protocolo de adesão a um pacto internacional de proteção aos direitos humanos em 2009, que, segundo eles, está sendo desrespeitado por Moro.

Vídeos Relacionados