Crise hídrica

Presidente da Sabesp admite racionamento de água em SP

Pesquisa Ibope diz que 68% dos paulistanos já sofreram falta d'água

acessibilidade:

Uma pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira, 22, feita no fim de 2014, revela que 68% dos paulistanos sofreram (ou alguém da sua família sofreu) problemas no abastecimento de água nos 30 dias anteriores. O levantamento também mostra que 42% das pessoas creditam a crise hídrica à “falta de planejamento do governo estadual”. Para outros 29%, o problema se deve à ausência de chuvas. Já 3% creem em anomalias climáticas derivadas do desmatamento da Amazônia.

A pesquisa mostra ainda que 82% das pessoas entrevistadas acreditam que “o risco de a água acabar é grande”. Um total de 61% dos ouvidos avaliam que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) “é a principal responsável pelo abastecimento de água”.

Em artigo publicado nesta quinta-feira, 22, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, admite que pode adotar racionamento em São Paulo “se continuar a não chover nos lugares certos e nas quantidades necessárias”.

“O termo racionamento é usado, em geral, quando se força a diminuição coletiva do consumo por meio da total interrupção do fornecimento por algumas horas do dia ou quando se impõem quotas individuais de consumo. Não é o que a Sabesp tem feito, mas poderá ser forçada a fazê-lo, se continuar a não chover nos lugares certos e nas quantidades necessárias”, disse.

Kelman também fala sobre a redução de pressão da água, que, segundo ele, causa “transtornos à população”, mas “é necessária”.

Só em 2015, a Sabesp admitiu que toda a Região Metropolitana está com redução de pressão na água. Os dados estão em uma listagem e um mapa no site da Sabesp, feitos após determinação da  Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).

O presidente da Sabesp ainda criticou São Pedro pela falta de chuva no Cantareira. “São Pedro tem errado a pontaria, tem chovido, mas não onde deve chover”, referindo-se ao sistema Cantareira.

Reportar Erro