Mais Lidas

Nobel da Paz

Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos ganha o Prêmio Nobel da Paz

Juan Manuel Santos foi reconhecido por seus esforços pela paz

acessibilidade:

O presidente da Colômnbia, Juan Manuel Santos, ganhou o Nobel da Paz por seus esforços para acabar com o conflito de décadas com os narcoguerrilheiros das Farc, as "Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia". O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira. O acordo foi rejeitado em referendo pela população, mas as negociações continuam. A premiação, no valor de (US$ 930 mil), será entregue em Oslo em 10 de dezembro.

O comitê responsável pela entrega do prêmio elogiou o colombiano por seus "esforços determinados para acabar com mais de 50 anos de guerra civil em seu país. "O prêmio também deve ser visto como uma homenagem ao povo colombiano" disse a Kaci Kullmann,  chefe do comitê, ao anunciar o prêmio, que exclui o líder das Farc, Rodrigo Londoño, o "Timochenko".

Entre as autoridades que figuravam na lista de favoritos estão o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammed Javad Zarif, e a chefe de política externa da União Europeia, Frederica Mogherini.

A premiação foi concedida muitas vezes a processos de paz promissores, como o da Irlanda do Norte em 1998, entre israelenses e palestinos em 1994 e até no Vietnã em 1973, mas jamais indo de encontro a uma votação popular.

O conflito na Colômbia provocou a morte de 260 mil pessoas e deixou quase 7 milhões de deslocados internos e 45 mil desaparecidos.