'Mísseis chegarão'

‘Prepare-se , Rússia’, diz Trump sobre suposto ataque químico na Síria

Rússia já advertiu sobre qualquer ato que possa desestabilizar a situação na Síria

acessibilidade:
Trump usou conta no Twitter para dizer que 'mísseis chegarão' à S'ria (Foto: Michael Vadon)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta no Twitter nesta quarta (11) para mandar um recado para Rússia, em resposta ao suposto ataque químico na Síria. “Prepare-se, Rússia, que eles [mísseis] chegarão”, alertou o norte-americano.

“A Rússia promete abater todos os mísseis que sejam disparados contra a Síria. Prepare-se Rússia, porque eles chegarão lindos, novos e ‘inteligentes’! Vocês não deveriam ser parceiros de um animal assassino com gás que mata seu povo e se diverte”, escreveu Trump.

Em outra mensagem, postada alguns minutos depois, Trump diz que a Rússia precisa da ajuda dos Estados Unidos e que a relação entre os dois países nunca foi tão ruim, incluindo o período da Guerra Fria.

“Nossa relação com a Rússia é pior do que nunca, e isso inclui [o período da] Guerra Fria. Não há razão para isso. A Rússia precisa da nossa ajuda com a sua economia, algo que seria muito fácil de acontecer, e nós precisamos de todas as nações trabalhando junto. Parem a corrida de armas?”

Guta Oriental

No último sábado (7), um ataque atribuído ao governo de Bashar Assad atingiu Guta Oriental, próxima à parte oriental de Damasco. Muitas pessoas morreram e outras ficaram feridas em uma ação em que teria sido usado um gás tóxico.

A Rússia, que apoia o regime do líder sírio, dá indícios de que consideraria como um crime de guerra um ataque aéreo na Síria, o que deixa a situação ainda mais tensa.  A decisão de Trump em bombardear a Síria poderia provocar um choque militar direto.

“Como antes, esperamos que todas as partes evitem qualquer ação, que em nenhum caso seria justificável e que poderia desestabilizar a já frágil situação da região. A situação atual é muito tensa”, afirmou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.

Reportar Erro