Instituto Paraná

Prefeito tucano lidera pesquisa em Maceió e venceria em 2º turno

1º turno teria Rui com 33,6% e Ciço com 31,9% em empate técnico

acessibilidade:

Os números do segundo levantamento de intenção de votos do Instituto Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Maceió já mostram o candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB) com chances de vencer seu rival Cícero Almeida, o Ciço (PMDB), no cenário projetado para o 2º turno, com diferença de 4,5% da intenção de votos. A pesquisa contratada pelo Sistema Pajuçara de Comunicação foi divulgada no início da tarde desta terça-feira (6) pela TV Pajuçara. E mostra o terceiro colocado, João Henrique Caldas, JHC (PSB), como o prefeitável que mais melhorou o desempenho desde a primeira consulta, divulgada em 24 de agosto.

Na simulação do 1º turno, Rui continua em empate técnico com Ciço, mas o tucano ampliou a diferença para o candidato do PMDB de 1,1% para 1,7%, nos números finais. A leve vantagem se deu diante da pouca mobilidade de Ciço, que melhorou seu índice em apenas 0,1%, enquanto Rui obteve 0,7% de aumento da preferência do eleitorado.

JHC obteve o melhor desempenho na consulta feita a 800 eleitores entre os dias 1º e 5 de setembro, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo 00114/2016. Sua mobilidade em relação ao resultado da pesquisa anterior foi de 3,7%. Em contrapartida, os candidatos Paulão (PT) e Gustavo Pessoa (PSOL) obtiveram queda na preferência do eleitor.

Paulão e Ciço continuam no topo da rejeição do eleitor, tendo sido os únicos candidatos a piorar a avaliação negativa nesta pesquisa.

Os números

A pesquisa divulgada na tarde desta segunda-feira (6) traz Rui com 33,6% da preferência dos eleitores consultados, Ciço com 31,9%, o candidato João Henrique Caldas, o JHC (PSB), com 15,5%, Paulão (PT) com 2% e Gustavo Pessoa (PSOL) 0,9%, na modalidade de pesquisa estimulada, quando o eleitor escolhe um nome na lista de candidatos. Como a margem de erro é de 3,5%, o empate prevalece entre os dois primeiros colocados.

O percentual de eleitores que responderam não saber em quem votar caiu de 7,4% para 5,8%; e o dos que não votariam em nenhum dos candidatos caiu de 11% para 9,6%. Os candidatos Fernando do Village e Paulo Memória não atingiram 1% na pesquisa. 

Quanto à rejeição dos candidatos, o candidato petista Paulão consolidou-se em primeiro na antipatia do eleitorado consultado, saltando de 36% para 42,5% de reprovação; seguido de Ciço, que obteve 23,1% na primeira pesquisa e 24,9% nesta última. O candidato Rui passou de 20,6% para 18,6% de rejeição; JHC reduziu de 12,8% para 10,1%; Fernando do Village (PMN) foi de 11,8% a 9,5%; Gustavo Pessoa (PSOL) saiu de 10,6% para 9,9% e Paulo Memória (PTC) reduziu a rejeição de 8,5% para 8%.

Veja as tabelas com a evolução dos números:

Projeções de 2º turno

O Instituto Paraná Pesquisas também consultou os eleitores sobre em quem votariam em três eventuais cenários de segundo turno entre os primeiros colocados.

Confira os cenários:

 

Reportar Erro