É grave a crise

Prefeito e governador de Alagoas admitem parcelar salários

Rui e Renan dizem trabalhar duro para evitar o parcelamento

acessibilidade:

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), admitiu parcelar os salários dos servidores municipais, em razão da queda de receita. O governador Renan Calheiros também confessa: "Essa possibilidade até existe, mas estamos trabalhando duro para que não aconteça”. A opção pelo pagamento parcelado foi adotada pela primeira vez pelo governador gaúcho José Ivo Sartori (PMDB).

O prefeito atribui as dificuldades à queda no valor dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e também na arrecadação de impostos, com tendência de as dificuldades se agravarem nos próximos meses. “O FPM caiu em torno de 40% e o ICMS começou bem o ano, mas também caiu, assim como o ISS.

O prefeito disse ainda que enfrentou dificuldade dificuldades para pagar os salários municipais de agosto, pagos nesta segunda-feira (31), mas para isso teve de aplicar calote nos fornecedores da prefeitura. “Tivemos que deixar algumas despesas essenciais para depois”, afirmou. 

As dificuldades para pagamento da folha salarial dos servidores já vêm sendo anunciadas pelo governador Renan Filho (PMDB), que também admitiu a possibilidade de parcelar os salários. Ele explicou que está tentando evitar o parcelamento, mas que está difícil manter a folha de pagamento com a crise financeira e o corte de repasses da União.

Reportar Erro