Mais Lidas

Crise imobiliária

Preço do aluguel cai pela primeira vez desde 2008

Descontada a inflação, aluguel tem queda real de 12,66%

acessibilidade:

O preço médio dos novos contratos de aluguel residencial terminou 2015 com queda de 3,34%, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Se descontada a inflação pelo IPCA, a queda real chega a 12,66%. Foi a primeira vez que o indicador terminou o ano com resultado negativo desde o início da série histórica, em 2008.

“Os proprietários tendem a ser mais flexíveis na negociação do aluguel do que no preço de venda. Essa diferença faz com que o mercado de locação seja mais dinâmico do que o de venda”, afirma Bruno Oliva, economista e pesquisador da Fipe.

O preço anunciado de venda dos imóveis, por exemplo, encerrou o ano passado com valorização de 1,32%, ainda segundo levantamento do Índice FipeZap, e só deve migrar em 2016 para o campo negativo.
Todas as 9 cidades pesquisadas registraram variações inferiores à inflação em 2015, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo e Santos apresentaram queda nominal de preços no período.

Já na passagem de novembro para dezembro de 2015, o indicador registrou queda nominal de 0,04%. É a 8ª queda nominal seguida na comparação mensal.

Reportar Erro