Tudo online

Portal Redesimples para facilitar abertura de empresas já está no ar

Até o fim do ano, processo de abertura será todo feito pelo site

acessibilidade:

Os empreendedores de todo o Brasil já podem tirar dúvidas sobre procedimentos de abertura de empresas e acessarem os órgãos competentes dos seus estados por meio de um único local. O portal da Redesimples já está no ar. A expectativa é que, gradualmente, novos módulos e facilidades sejam incorporados para que até dezembro de 2018 seja possível realizar todos os procedimentos de registro de abertura, alteração, baixa, inscrições tributárias e licenciamentos de empresas por meio deste portal.

A intenção é que até o fim do próximo ano, a Redesimples seja a porta de entrada única de dados e documentos, o que irá permitir uma linearidade dos procedimentos e a simplificação de todo o processo de abertura e encerramento de empresas no Brasil. “Poder abrir uma empresa de forma on-line e sem burocracia é o desejo de todo o empreendedor. Acredito que estamos perto de realizar esse sonho. Com a integração dos sistemas, o prazo de abertura das empresas no Brasil será reduzido para, no máximo, cinco dias”, comemora o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. 

Afif ressalta que implantada em sua plenitude, a rede permitirá o funcionamento imediato das empresas que atuam em áreas não consideradas de alto risco.  Nesta primeira etapa de implantação, já é possível acessar a relação de municípios, administrações tributárias e órgãos de licenciamento que já estão integrados. O empreendedor também conta com um passo a passo e orientações sobre o processo de abertura, alteração e baixa de pessoas jurídicas.

O portal da Redesimples é um dos dez sistemas previstos no Empreender Mais Simples, convênio assinado entre o Sebrae e o Governo Federal, no início do ano, para criar uma série de ferramentas para melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia e dar mais agilidade aos processos de gestão das micro e pequenas empresas. Para a elaboração desses dez sistemas, o Sebrae investirá R$ 200 milhões até o final do próximo ano.

Reportar Erro