Confronto

Policiais militares jogam gás de pimenta em colegas e seguranças da Câmara

acessibilidade:

congresso tomado

No confronto entre polícias na Câmara dos Deputados, militares em serviço jogam gás de pimenta em colegas policiais que participam de manifestação e seguranças do legislativo. Os profissionais em serviço foram chamados pela Câmara para conter os manifestantes, mas acabaram atingindo todos os presentes com jatos de spray do gás lacrimogênio.

Os policiais militares que tentavam entrar no prédio para reivindicar a aprovação da PEC 300, que trata da equiparação salarial de policiais e bombeiros militares ao salário dos profissionais do Distrito Federal. Num conflito de interesse, os policiais que agrediram os colegas também serão beneficiados caso os deputados resolvam aprovar a cobrada PEC 300.

A invasão começou por volta das 13h desta terça-feira (20), quando cerca de 400 policiais militares e civis, de diversas áreas do país, invadiram a Câmara dos Deputados. A confusão aumentou às 15h30, quando policiais começaram a usar o gás de pimenta. O gás é um composto químico que irrita os olhos e causa lacrimejo, dor e até mesmo cegueira temporária. A extensão dos efeitos depende da quantidade disparada mas, em média, o efeito dura de cerca de 30 minutos. Ele é muito usado por forças de segurança para controlo de distúrbios civis.

Colaborou Ana Paula Leitão.

Reportar Erro