Operação Trapaça

Polícia Federal investiga omissão da presença de salmonela nos produtos da BRF

Equipes do Ministério da Agricultura estão trabalhando em conjunto com a PF

acessibilidade:

Durante a deflagração da 3ª fase da Operação Carne Fraca, Operação Trapaça, que ocorre nesta segunda-feira (5), a Polícia Federal (PF) investiga fraudes em resultados de análises sobre a presença da bactéria Salmonela em seus produtos.

Foram constatadas fraudes em planilhas no período de 2012 e 2015, com objetivo de burlar a fiscalização sanitária. A presença e a quantidade real da Salmonela eram omitidas em alguns casos, para que fosse possível a exportação até para países onde a tolerância da presença da bactéria é menor. Entre os doze importadores, que são mais rígidos sobre a bactéria, estão Arábia Saudita, África do Sul, China, Coreia do Sul, União Europeia, Rússia.

O delegado da PF, Maurício Grillo afirmou que a BRF mudava os resultados nas tabelas antes de enviar para o Ministério da Agricultura. Equipes da pasta estão trabalhando em conjunto com a PF.

A ação trabalhista de uma ex-funcionária do grupo e as trocas de e-mails dos executivos da BRF, foram a base para a PF levantar provas.

Salmonela

A Salmonela é uma bactéria muito comum em carnes, sendo nociva a saúde, se a carne for bem cozida. É permitida a comercialização das proteínas até determinado nível de Salmonela.

O Ministério da Agricultura explica que entre as mais de duas mil variedades de salmonela, duas causam muita preocupação para a saúde pública e duas para a saúde animal.

Reportar Erro