Tragédia em Paraty

Piloto tentou pousar duas vezes antes do acidente que matou ministro do STF

Gravador de voz mostra que não houve pânico antes de o avião cair

acessibilidade:

O piloto Osmar Rodrigues tentou pousar duas vezes antes da queda do bimotor no mar de Paraty (RJ) que matou o ministro do STF Teori Zavascki e mais quatro pessoas na semana passada.

De acordo com análise do gravador de voz da caixa-preta da aeronave, não houve pânico dentro da aeronave antes da queda.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que conseguiu extrair ‘com sucesso’ todo o áudio do equipamento. O chip de memória do gravador de voz da cabine do bimotor ainda está sendo avaliado por uma equipe do laboratório de leitura e análise de dados de gravadores de voo (Labdata) do Cenipa.

Segundo técnicos envolvidos na investigação, em conversa com outro piloto que estava decolando do local, Osmar Rodrigues indica que faria uma manobra para esperar uma melhor visibilidade para o pouso, já que o aeroporto da cidade, não tem instrumentos de auxilio à navegação. Os dados apontam, no entanto, que o tempo entre a fala do piloto sobre a espera que faria por conta da chuva e a nova tentativa de pouso que levou ao choque com o mar é muito curto, mostrando que Rodrigues não esperou tempo suficiente para melhora do tempo.

A Aeronáutica informou nesta terça-feira, 24, que a análise preliminar da caixa-preta não apontou "qualquer anormalidade" nos sistemas da aeronave. Os peritos conseguiram acessar os 30 minutos de gravação do equipamento.

Reportar Erro