Tragédia em Paraty

Piloto que levava Teori mencionou chuva e não relatou falhas, revela áudio

FAB conseguiu recuperar gravações de voz do avião que caiu

acessibilidade:

A Força Aérea Brasileira (FAB) conseguiu recuperar “em perfeito estado” todas gravações feitas na cabine do bimotor que caiu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas na última quinta-feira, 19, em Paraty (RJ). 

Segundo técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), não houve relato do piloto de problemas na aeronave antes da queda em Paraty.

Em uma conversa do piloto Osmar Rodrigues com outros pilotos que voavam pela região, ele diz que vai esperar a chuva diminuir antes de pousar. Em seguida, a gravação é interrompida.

O áudio não explica exatamente o que ocorreu – a investigação depende também de outros fatores para que a causa da queda seja esclarecida.

O gravador de voz do avião, também conhecido como caixa-preta, está em Brasília desde sábado (21), quando os peritos da Aeronáutica começaram a análise. Uma preocupação inicial era que parte do equipamento havia sido danificada pela água do mar. Mas a Aeronáutica conseguiu extrair todo o áudio da gravação, que registra o que foi dito pelo piloto, seja com outros passageiros ou com o controle de tráfego aéreo, nos últimos 30 minutos do voo.

As investigações e o trabalho dos peritos vão continuar para apurar o que de fato levou à queda do avião.

Além do ministro Teori Zavascki, que era relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, morreram o piloto e os outros três passageiros que estavam a bordo.

Reportar Erro