PIBinho asiático

PIB do Japão cresce 2,6% no 2º trimestre

A economia japonesa registrou um crescimento abaixo do esperado

acessibilidade:

Tóquio – A economia do Japão registrou um crescimento mais fraco do que o esperado no segundo trimestre de 2013, em meio às incertezas sobre a disposição do governo japonês em estabelecer o aumento do imposto sobre as vendas para firmar o seu plano fiscal.

O produto interno bruto (PIB) real da terceira maior economia do mundo avançou 0,6% entre o primeiro trimestre de 2013 e o segundo trimestre deste ano. Em base anualizada, o PIB real do Japão cresceu 2,6% no entre abril e junho deste ano.

O crescimento referente aos três primeiros meses do ano também foi revisado para baixo, para 3,8% em base anualizada, em comparação com a estimativa anterior, de 4,1%.

A leitura inicial atraiu atenção dos mercados, já que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que o crescimento econômico japonês entre abril e junho influenciaria fortemente em sua decisão de elevar o imposto sobre as vendas. Essa decisão é vista como um teste de seu compromisso para frear a crescente dívida pública do país.

Além disso, os dados sugerem que as políticas de incentivo à economia promovidas por Abe ainda não estimularam uma recuperação tão forte como se esperava. Fonte: Dow Jones Newswires.

AE

Reportar Erro