Delação do fim do mundo

PGR protocola 77 acordos de delação premiada da Odebrecht no Supremo

O material tem 800 depoimentos de executivos da empreiteira

acessibilidade:

Procuradoria Geral da República (PGR) protocolou nesta segunda-feira, 19, no Supremo Tribunal Federal (STF) os depoimentos relativos aos 77 acordos de delação premiada da empreiteira Odebrecht.

São 800 depoimentos de executivos da empreiteira, prestados em vários Estados ao Ministério Público Federal. Os documentos foram levados à sala cofre do STF.

O material agora está à disposição para análise do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF. Somente o ministro, assessores e juízes terão acesso ao conteúdo, que ficará trancado. Caberá ao ministro homologar ou não as declarações para que possam ser usadas em inquéritos e ações penais.

Como o material foi levado ao STF no último dia antes do recesso do Judiciário, o ministro Teori tentará viabilizar, ainda nesta segunda-feira, um esquema que permita a ele ter condições de analisar tudo na volta do recesso, em fevereiro, para que possa decidir nos primeiros dias se homologa ou não os acordos.

O ministro quer que juízes auxiliares, durante o mês de janeiro, analisem e cataloguem tudo e, principalmente, ouçam os 77 ex-executivos da Odebrecht, na presença dos advogados, e sem a participação dos procuradores, para que eles confirmem se falaram por livre e espontânea vontade.

 

Reportar Erro