A pedido do MPF

PF prende ex-presidente da Valec Juquinha das Neves, em Goiânia

Juquinha é acusado de recebimento de propina e ocultação de patrimônio

acessibilidade:

A Polícia Federal prendeu preventivamente o ex-presidente da estatal Valec José Francisco das Neves, conhecido como Juquinha das Neves. A ação aconteceu em Goiânia, na manhã desta sexta-feira (2). A Valec foi a estatal responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul

O Ministério Público Federal fez o pedido de prisão, que está relacionado à Operação De Volta aos Trilhos. O filho de Juquinha, o empresário Jader Ferreira das Neves, e o advogado Leandro de Melo Ribeiro foram presos no último dia 25. Juquinha chegou a ser conduzido coercitivamente à PF.

O advogado é acusado pelo MPF de ser ‘laranja’ de Jader e Juquinha, além de ajudar na ocultação do patrimônio.

A operação é desdobramento da Lava Jato e uma nova etapa das operações O Recebedor e Tabela Periódica. Em delação premiada, executivos das construtoras Camargo Corrêa e da Andrade Gutierrez declararam pagamento de propina a Juquinha das Neves.

Ainda segundo o MPF, investigações da PF também identificaram parte do patrimônio ilícito mantido em nome de laranjas.

A denúncia aponta que pai e filho ‘continuaram a lavar dinheiro da propina’ mesmo depois de condenados. Ainda segundo o MPF, eles produziram provas falsas no processo para ‘ludibriar o juízo e assegurar impunidade’ e pagaram parte dos advogados com dinheiro de propina.

Eles foram condenados este ano e pegaram 10 anos (Juquinha) e 7 anos (filho) de prisão por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro nas obras da construção da Ferrovia Norte-Sul.

Reportar Erro