Operação Philoteus

PF faz operação contra tráfico internacional de pessoas

Grupo seria formado por funcionários de cia aérea e terceirizados do Aeroporto de Guarulhos

acessibilidade:

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça (20) a Operação Philoteus contra o tráfico internacional de pessoas. A ação da PF conta com a colaboração da polícia internacional e das autoridades dos Estados Unidos e do México. Os agentes cumprem cinco mandados de busca e apreensão: três em Guarulhos, em São Paulo, e um no Distrito Federal.

Segundo as investigações, um grupo criminoso – formado por funcionários de uma companhia área e de terceirizados do Aeroporto de Guarulhos – prometia aos imigrantes trabalho no Brasil e nos Estados Unidos.

Como, ao pousar no Brasil, esses imigrantes realizariam apenas conexão, não havia necessidade de procedimentos de imigração. No aeroporto, eles recebiam documentos e seguiam viagem até o México, onde realizava a imigração. A partir daí, entravam nos Estados Unidos pela fronteira terreste, usando o serviço dos coiotes.

 “Os indícios apontam que os traficantes estrangeiros se associaram a funcionários de companhia aérea e colaboradores terceirizados do Aeroporto Internacional de São Paulo para que pudessem enviar documentos aos indivíduos na área restrita, que aguardavam a conexão. Os autos apontam que outros estrangeiros, também provenientes da Índia e do Bangladesh, foram trazidos ilegalmente ao Brasil, pela fronteira seca”, aponta a nota da PF.

Os investigados podem responder por tráfico de pessoas, aliciamento com fins de imigração e falsificação de documento público. As penas podem variar de um a oito anos de prisão.

Reportar Erro