Operação Golden Boy

PF faz buscas na sede do Banco do Brasil, em Brasília

Ação que apreendeu documentos também ocorre em Curitiba

acessibilidade:

A Polícia Federal fez buscas na Diretoria de Tecnologia da sede do Banco do Brasil, em Brasília, na manhã desta terça-feira (17). A ação também ocorreu em outros dois prédios de Curitiba (PR). Documentos e mídias foram apreendidos pelos policiais.

Trata-se da operação Golden Boy, conduzida pela PF desde abril do ano passado e que investiga fraudes em concessões de crédito em agências da região de Ribeirão Preto (SP).

O Banco do Brasil informou que prestará todas as informações necessárias à continuidade das investigações.

Fraudes bancárias

Em 1º de dezembro do ano passado dois gerentes do Banco do Brasil e um engenheiro ambiental foram presos pela Polícia Federal de Ribeirão Preto (SP) suspeitos de participarem de um esquema de fraudes milionárias em contratos agrícolas.

Segundo a PF, os documentos fraudados já analisados somam R$ 4,5 milhões, embora já haja elementos para concluir que o montante total movimentado pela organização criminosa supere R$ 35 milhões. Outros dois homens, suspeitos de fazer o aliciamento de laranjas no esquema, também foram presos durante a operação.

Contratos falsos

Segundo as investigações da PF, iniciadas em abril deste ano, o esquema estava centralizado em uma agência do Banco do Brasil em Guará (SP) e envolvia contratos de financiamentos agrícolas para produtores rurais falsos da cidade e de Franca (SP).

De acordo com a PF, o líder do grupo era o gerente geral da agência do Banco do Brasil em Guará. O homem, que foi preso em dezembro, pediu demissão do banco quando percebeu que seria alvo de uma auditoria interna do BB.

O nome da operação, "Golden Boy" (menino de ouro) foi dado porque o gerente geral, responsável pela carteira rural do banco na região, era considerado um prodígio pela direção do banco. 

Reportar Erro