PF procura 149 peças

PF encontra apenas 15 joias de Adriana Ancelmo em operação no Rio

PF buscava 149 peças em endereços ligados a Adriana Ancelmo

acessibilidade:

A Polícia Federal encontrou apenas 15 joias do casal Adriana Ancelmo e Sérgio Cabral durante operação realizada nesta sexta-feira. O objetivo dos agentes era localizar 149 peças, de um total de 189 joias que teriam sido compradas com dinheiro sujo.

A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em dois endereços ligados à ex-primeira-dama do Rio de Janeiro, onde moram a ex-governanta de Adriana e a irmã dela, Nusia Ancelmo. Segundo a polícia, algumas joias apreendidas compradas pelo casal foram dadas de presente a uma sobrinha de Adriana. As peças apreendidas estavam no apartamento de Nusia.

Segundo investigação, a ex-governanta se tornou alvo porque esteve em uma joalheria para avaliar uma pulseira. Ela não soube explicar a origem da joia, apresentando versões contraditórias à polícia. Nada foi encontrado no apartamento da ex-governanta.

Dinheiro sujo

O ex-governador é réu em ação penal por lavagem de dinheiro na compra de joias em espécie, sem nota fiscal ou certificação nominal. A força-tarefa da Operação Lava Jato, no Rio, acusa Sérgio Cabral, sua mulher, a advogada Adriana Ancelmo, e seus assessores Luiz Carlos Bezerra e Carlos Miranda.

“O dinheiro sujo era oriundo de propinas pagas por empreiteiras entre os anos de 2007 e 2014, em contratos para obras do metrô, reforma do Maracanã, PAC das Favelas e do Arco Metropolitano. O cometimento de crime de lavagem de dinheiro com a compra de joias já foi objeto de duas outras denúncias oferecidas em decorrência das denominadas operações Calicute e Eficiência”, afirma a força-tarefa. (Com informações AE)

Reportar Erro