Operação Farnel

PF desmonta esquema de desvio de recurso da merenda em AL

PF desmonta esquema de desvio de recurso da merenda em Alagoas

acessibilidade:

Um esquema de desvio de recursos da educação e merenda escolar de Alagoas foi desarticulado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (11). A PF prendeu 18 pessoas na Operação Farnel e cumpriu 42 mandados de busca e apreensão e 09 mandados de condução coercitiva em Maceió e no interior do Estado. A Controladoria Geral da União (CGU) também participou da ação.

A quadrilha é investigada desde 2012 por suspeita de possível fracionamento de despesas, como forma de obter dispensa de licitações, e fraudes para beneficiar algumas empresas fornecedoras de gêneros alimentícios das escolas estaduais. Foi apurado que uma empresa fornecedora de merenda escolar apresentava ao diretor da escola as planilhas com as cotações de preços das empresas concorrentes, estas não existiam ou estavam em nome de ?laranjas?.

De acordo com a CGU, houve superfaturamento de 10% nos valores pagos nos contratos com as empresas participantes do esquema criminoso. A constatação foi feita após analise nos contratos e nas prestações de contas das escolas públicas suspeitas de participarem da fraude.

Os acusados responderão pelos crimes de corrupção, formação de quadrilha, fraude a licitação e falsidade documental.

Reportar Erro