Desvio de verba pública

PF deflagra Operação Agro-Fantasma

PF já cumpre 11 mandados de prisão

acessibilidade:

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (24) a Operação Agro-Fantasma no intuito de combater um esquema de desvio de verba pública de programas do Fome Zero. Trata-se do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), da ação de Compra Direta da Agricultura Familiar com Doação Simultânea, cujos recursos são repassados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para associações e cooperativas rurais.

De acordo com a polícia, a investigação começou em 2011 em Guarapuava (PR), quando começaram a investigar 22 programas dos anos de 2009 a 2013, com evidência de desvios de recursos, em 14 municípios paranaenses (Guarapuava, Foz do Jordão, Honório Serpa, Candói, Ponta Grossa, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Itapejara D?Oeste, Goioxim, Pinhão e Querência do Norte).

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, sete de suspensão cautelar da função pública, 37 mandados de busca e apreensão e 37 de condução coercitiva, em municípios paranaenses, além de Bauru (SP) e Três Lagoas (MS), todos expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba.

Funcionários que compõem a cúpula da Conab, no Paraná, e fiscais ligados ao grupo estão sendo afastados, em razão dos indícios de participação nos crimes.

Com informações da Agência Brasil.

Reportar Erro