Exportação de gado

PF deflagra nesta sexta a "Operação Berrante"

O intuito é desarticular um esquema de fraude em operações de exportação de gado

acessibilidade:

A Polícia Federal (PF), a Receita Federal e o Ministério Público Federal do Pará (MPF/PA) deflagraram nesta sexta-feira (25) a  Operação Berrante. O intuito, segundo a PF, era desarticular um esquema de fraude em operações de exportação de gado no Pará, em Minas Gerais e São Paulo.

Em nota, a Policia Federal informou que a operação é resultado de uma investigação conjunta entre os órgãos iniciada há mais de dois anos ? logo após o recebimento de denúncias de autoridades americanas, que delataram crimes contra a ordem tributária nacional, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraudes cambiais e outros ilícitos. ?Há indícios de que exportadoras brasileiras, em conluio com importadores venezuelanos e empresas sediadas nos Estados Unidos e Reino Unido, teriam superfaturado valores de frete nas exportações de boi vivo como meio de reduzir a receita líquida, além de viabilizar a remessa de recursos ao exterior, sob a falsa premissa de pagamento de despesas de frete, objetivando, com esse artifício, a promover a saída de moeda do território nacional?, explica, em nota, a PF.

As exportações das empresas investigadas representam, aproximadamente, 60% das exportações brasileiras de boi vivo, totalizando cerca de US$ 2,6 bilhões no período de 2007 a 2013. Estima-se que mais de US$ 150 milhões tenham sido remetidos ao exterior. Estão sendo cumpridos hoje 30 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de condução coercitiva.

Reportar Erro