Corrupção

PF cumpre sete mandados de busca em nova fase da Operação Zelotes

Alvo é o esquema que fraudou o Fisco em mais de R$ 6 bilhões

acessibilidade:

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira mais uma fase da Operação Zelote, que investiga um esquema bilionário de corrupção e sonegação de impostos. Estao sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Brasília e dois no Rio d Janeiro. A operação policial foi ordenada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

As buscas e apreensões foram requeridas à Justiça após a análise do material apreendido na primeira fase da operação, deflagrada em 26 de março. Os investigadores que atuam no caso identificaram a existência de indícios da participação de novas pessoas nas irregularidades.

Inicialmente indeferidas pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal, por decisão do Juiz Federal Ricardo Augusto Soares Leite, as buscas foram determinadas pelo TRF1, após análise de recurso do Ministério Público Federal (MPF). Como a investigação é sigilosa, os nomes dos envolvidos e os endereços não podem ser divulgados.

A Operação Zelotes desbratou um esquema que subornava integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o conselho que avaliava recursos de contribuintes autuados e multados pe,a Receita Federal. As investigações revelaram que o esquema fraudou o fisco em pelo menos R$ 6 bilhões.

São investigados, na Operação Zelotes, não apenas empresas e pessoas físicas que subornaram conselheiros do Carf, como também escritórios de advocacia que se especializaram no esquema.

Reportar Erro