Vazamento

PF confirma que tema de redação do Enem 2014 vazou

Segundo as investigações, pelo menos três estudantes receberam foto do caderno de questões uma hora antes do exame

acessibilidade:

Após pouco mais de um mês de investigações, o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Piauí, Alexandre Uchôa, confirmou que houve vazamento do tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O delegado garantiu que não há indícios de vazamento em massa e que não há como afirmar se houve falha de segurança na gráfica que imprime os cadernos de questões. Segundo a PF, ao menos três estudantes receberam o tema da redação.

As investigações se iniciaram após denúncia do estudante piauiense Jomásio Barros, de 17 anos, que postou em sua conta no Facebook fotografia de seu telefone celular. Ele recebeu, via WhatsApp, uma imagem da folha do caderno de questões que trazia o tema da redação. A imagem chegou às 10h47 (11h47 no horário de Brasília) do dia 9 de novembro – uma hora e 13 minutos antes da aplicação do teste no Piauí. O estudante prestou queixa na Polícia Federal.

Segundo o delegado Alexandre Uchôa, não houve furto da prova de redação em uma gráfica ou empresa de transporte, o que tornaria o caso mais grave. “Tecnicamente, o vazamento existiu, a perícia constatou que ele recebeu em seu celular o tema da prova antes do horário. Ele recebeu a foto minutos antes. Não foi vazamento da prova ter saído da gráfica, o vazamento pode ter ocorrido no local de aplicação das provas. A gente não tem ainda como comprovar o início do vazamento, mas foi poucos minutos antes das provas. Não quer dizer que vazou um dia antes, que a prova saiu da gráfica, não tenho nenhum elemento para dizer isso”, explicou.

Uchôa declarou que a perícia feita pela Polícia Federal no telefone celular do estudante Jomásio Barros confirmou o vazamento do tema da redação. Segundo ele, também foram identificados mais dois estudantes que receberam no mesmo horário a imagem com o tema da prova de redação do Enem 2015.

Reportar Erro