Crise hídrica

Pezão promete 'medidas drásticas' se não chover no Rio

Governador diz que torce muti para chover no Rio para que falta de água não se agrave

acessibilidade:

Após reunião com a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, 28, no Palácio do Planalto, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), afirmou que vai ?torcer muito? para que comece a chover no Estado. Caso contrário, segundo ele, o governo terá de tomar medidas ?drásticas? em relação ao consumo de água no Rio, já que a situação hídrica no estado se ?agravará?.

?A gente vai intensificar o ritmo das obras [para garantir o abastecimento de água], que é o que a gente acredita. E agora é torcer muito para que comece a chover e torcer para que a gente não precise tomar outras medidas mais drásticas?, disse.

Segundo o governador, entre as medidas que chamou de drásticas é o racionamento de água, mas, “agora, não”. Pezão também descartou neste momento a cobrança de sobretaxa para quem consumir água em excesso. ?Neste momento, a gente não quer tomar nenhuma dessas medidas [sobretaxa e racionamento] porque ainda não são necessárias, mas nada está afastado. Se essa seca se prolongar em fevereiro, março, abril, que é o período de chuva no Rio, vamos tomar outras medidas, mas ainda estamos estudando. Não tenho hoje uma definição?, declarou.

O governador fluminense disse ainda que apresentou à presidente Dilma alguns projetos desenvolvidos no Estado para garantir o abastecimento de água. Mas garantiu que nenhum pedido de obra emergencial foi apresentado. E, para conscientizar a população sobre o uso de água, Pezão disse que começou a estudar uma campanha educativa para consumir menos.

?Nós vamos fazer uma grande campanha institucional. Estamos começando a pedir para as pessoas pouparem água, não esbanjarem. Vamos intensificar essa campanha enquanto tomamos diversas medidas?, afirmou o governador ao dizer que conversou com os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo) e Fernando Pimentel (Minas Gerais) sobre ações de conscientização desenvolvidas nesses Estados.

Reportar Erro