'Desmascarar a Corrupção'

Petrolão disputa 'prêmio' internacional de maior escândalo de corrupção da história

Concorrência ao título é forte e disputa com casos como da Fifa

acessibilidade:

Nesta quarta-feira, 9, Dia Internacional contra a Corrupção, se inicia uma votação do caso que representa o maior escândalo de corrupção do mundo em 2015. O levantamento é realizado pela entidade Transparência Internacional – que serve de referência ao combate à corrupção no mundo. A votação vai até o dia 9 de fevereiro.

Forte candidato na disputa, o vexame do petrolão, esquema de pagamento de propina na Petrobras, revelado pela Operação Lava Jato, no ano passado, concorre ao prêmio da campanha “Desmascarar a Corrupção”. O caso da Petrobras foi escolhido entre 383 propostas para a eleição. Na fase final, apenas 15 foram escolhidos.

Na corrida também está o caso do Banco Espírito Santo, de Portugal; Zine Al Abidine Ben Ali, o ex-presidente da Tunísia; a corrupção envolvendo a Fifa; o ex-presidente do Panamá, Ricardo Martinelli; o ex-líder do Egito, Hosni Mubarak; o comércio de pedras preciosas em Myanmar; a situação de Teodoro Obiang; e o ucraniano Viktor Yanukovych. 

Na Fifa, diversos brasileiros foram indiciados ou estão sendo investigados pela Justiça dos EUA, como Ricardo Teixeira, José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e João Havelange. 

No caso do Panamá, a suspeita é do envolvimento da Odebrecht no pagamento de propinas.

Reportar Erro