Aniversário

Petrobras completa 60 anos de fundação nesta quinta-feira

Empresa anuncia que pretende dobrar sua produção em sete anos

acessibilidade:

PetrobrasA Petrobras está fazendo 60 anos nesta quinta-feira (3) e anunciou que pretende dobrar sua produção em sete anos, além de ampliar a capacidade de refino. Hoje, ela é líder mundial em tecnologia para exploração de petróleo em águas profundas, mas ainda não estabeleceu parcerias para retirar o óleo de águas ultraprofundas na camada pré-sal.

A Petrobras quer investir US$ 236,7 bilhões até o final de 2017. Trata-se de uma média anual de US$ 47,34 bilhões. A empresa também garante que quer aumentar a produção de petróleo dos atuais 2 milhões de barris por dia (bpd), volume alcançando ao longo de 60 anos, para 4,2 milhões de bpd, em 2020, por meio da exploração das reservas do pré-sal. Já com relação a capacidade de refino, a Petrobras diz que crescerá de 2 milhões de bpd para 3 milhões de bpd.

Matéria-prima básica para vários segmentos da indústria, o petróleo foi a ferramenta usada pelo ex-presidente da República Getúlio Vargas para industrializar o Brasil na década de 50. ?Ele já tinha feito o primeiro ensaio no primeiro governo (1930 -1945) e, após a 2ª Guerra Mundial, a indústria se tornou motivação de qualquer governo, principalmente dos países não desenvolvidos. E desenvolvimento é sinônimo de industrialização?, analisou, em entrevista à Agência Brasil, o historiador Bernardo Kocher, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Reportar Erro