Equívocos

Pesquisadores mostram divergências de projeções nas contas da Previdência

Segundo os especialistas, erros vêm se repetindo nas LDOs desde 2002

acessibilidade:

Pesquisadores participaram de audiência na CPI da Previdência, nesta segunda-feira (26), no Senado. Eles apontaram erros nas projeções do governo de envelhecimento da população.

Segundo os especialistas, os equívocos vinham se repetindo nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) desde 2002, aparentando um rombo de mais de R$ 100 bilhões. Esse seria um motivo para justificar a reforma, avaliaram.

O professor Carlos Lisboa Frances, da Universidade Federal do Pará, explicou que esses equívocos nos números de aposentados vem sendo acumulados para as projeções de longo prazo, gerando “um erro estatístico gigantesco”. 

Para o presidente da CPI da Previdência, senador Paulo Paim (PT-RS), o problema está nas projeções, e não nas contas da Previdência. “Há erro no orçamento, há erro nas projeções, há erro nos cálculos. Procurei perguntar a eles onde está o erro? Falaram que o erro é o conjunto da obra. Mas no fundo, não existe rombo da Previdência. Existe o roubo na Previdência”, disse Paim.

O relator da CPI, o senador Hélio José (PMDB-DF), considera que estão passando informações erradas ao governo. “Quero crer que o presidente da República foi enganado por algumas pessoas maldosas que fizeram as contas totalmente fora de propósito com relação à Reforma da Previdência. E há equívoco nos dados colocados para apresentar ou forçar um pseudo déficit na seguridade social e da própria Previdência, distorcendo os números”, avaliou. (Agência Senado/ com informações)

Reportar Erro