Pesquisadores e alunos se encontrarão para explorar Ondas Gravitacionais

acessibilidade:

O ICTP-SAIFR, centro de pesquisa associado ao IFT-UNESP, promoverá uma imersão nos estudos de Ondas Gravitacionais, uma instigante área que está em grande ascensão graças, entre outros eventos, à observação direta de Ondas Gravitacionais pela colaboração científica LIGO. A escola The Sound of Space-Time: the Dawn of Gravitational Waves ocorrerá entre os dias 26 de novembro e 14 de dezembro e conta com especialistas de diversos países que treinarão uma nova geração de pesquisadores nessa área.

A observação de ondas gravitacionais pode ser comparada, em termos de importância, à primeira vez que a Galileu apontou seu telescópio para o céu. A expectativa é que, após esse marco, a ciência nesse campo logo se transformará no estudo das propriedades das fontes de ondas gravitacionais, remetendo a questões fundamentais em astrofísica e cosmologia. Essa nova área de estudo abordará questões fundamentais da astrofísica e cosmologia, em particular a física de objetos compactos, incluindo as coalescências binárias (fusão de estrelas de nêutrons ou buracos negros, por exemplo).

A astronomia de ondas gravitacionais tornou-se uma área extremamente interdisciplinar e os futuros pesquisadores desse campo em ascensão devem ser capazes não apenas de falar sobre, mas também trabalhar no entendimento das fontes, na análise de dados e na astrofísica para conseguir atingir o potencial completo dessa nova era. Em geral, a pesquisa em ondas gravitacionais exige instrumentos de detecção muito precisos que, por sua vez, demandam complexos modelos numéricos e analíticos. Além disso, extrair o máximo de informações das formas de onda requer algoritmos de busca muito eficientes para a análise de dados, a interpretação física dos resultados.

Ao final da escola, espera-se que os participantes estejam prontos para contribuir em todas as áreas desta nova e excitante era da astronomia gravitacional: a primeira semana desenvolverá a base teórica; a segunda semana trará discussões de tópicos mais avançados; e a terceira semana contemplará a astrofísica das fontes e possíveis contrapartes eletromagnéticas. Haverá três palestras por dia e sessões de exercícios durante a tarde.

Para mais informações, acesse: http://www.ictp-saifr.org/the-sound-of-space-time-the-dawn-of-gravitational-wave-science/.

Texto: ICTP-SAIFR

Foto: Pixabay

Fonte: Unesp

Compartilhe:

The post Pesquisadores e alunos se encontrarão para explorar Ondas Gravitacionais appeared first on Brasil CT&I.

Site Fonte: Brasil CT&I
Link original: Pesquisadores e alunos se encontrarão para explorar Ondas Gravitacionais

Reportar Erro