Ciência

Pesquisa mostra que perda da memória não está relacionada ao Alzheimer

Testes feitos em camundongos por cientistas americanos atribuem ao baixo nível de proteína específica no processo de envelhecimento

acessibilidade:

A revista científica Science Translational Medicine afirma que a perda de memória não tem relação com Alzheimer. Cientistas americanos acreditam terem encontrado pistas importantes sobre o motivo da deterioração da memória com o avanço da idade. Experiências feitas com camundongos sugerem que baixos níveis de proteína no cérebro podem ser responsáveis por perda de memória. Ainda não se sabe, entretanto, se os resultados seram semelhantes em seres humanos. A equipe do Columbia University Medical Centre começou analisando o cérebro de oito pessoas já falecidas, com idades de 22 a 28 anos, que doaram seus órgãos para pesquisa médica.

Eles encontraram 17 genes cujas atividades variavam com a idade. Um deles continha instruções para fazer a proteína RbAp48, que ficou menos ativo com o tempo. Camundongos jovens criados com baixos níveis de RbAp48, em laboratório, tiveram desempenho mais fraco em testes de memória.Usando um vírus para melhorar o nível de RbAp48 em camundongos mais velhos, observou-se uma melhora na memória e a redução do nível de deterioração. Ainda não se sabe o impacto que o ajuste no nível de RbAp48 teria no cérebro humano, que é mais complexo. Nem mesmo se seria possível manipular os níveis com segurança.

Eric Kandel World Economic Forum 2013.jpg

“O fato de que nós fomos capazes de reverter a memória relacionada ao envelhecimento em camundongos é bastante animador”, disse Eric Kandel, que trabalhou na pesquisa e acredita que a proteína é, no mínimo, um fator importante. O professor acrescenta que a perda de memória relacionada à idade acontece em decorrência de algum tipo de uma mudança nos neurônios. Ao contrário do Alzheimer, não existe perda signigicativa (no número) de neurônios.”

Simon Ridley, da entidade Alzheimer Research UK, que não participou da pesquisa, disse que os resultados do estudo avança em uma área desafiadora para a ciência, que é a compreensão sobre os mecanismos que causam Alzheimer e os que provocam perda de memória em relação à idade.

 

 

Reportar Erro